Proposta
de trabalho do NTE-2019
EQUIPE RESPONSÁVEL:
NTE PEDAGOGICO
ü Paula de Brito Pereira
Horta
ü Cintya Juliana Santos
da Costa
NTE SUPORTE
ü Camila Graziélle
Veríssimo Batista
ü Raimundo da Costa Lima
Junior
ü Ivan Ribas Junior
BLOGS DA EQUIPE
INTRODUÇÃO:
Na mesma vertente de trabalho
do Programa de Formação Continuada – PROINFO, o NTE pretende com este trabalho
capacitar a equipe gestora da Escola para a articulação das práticas
pedagógicas embasadas na convergência das mídias e tecnologias de educação
existentes nos espaços escolares.
CURSOS:
Para isso serão ofertados
curso de informática instrumental básico, tendo como objetivo possibilitar a motivação e preparação dos
profissionais da escola para a utilização dos recursos tecnológicos existentes
na escola para melhoria do atendimento e
prática pedagógica
METODOLOGIA: os
cursos acontecerão nas modalidades presencial e à distância, numa carga horária
diferenciada para cada tipo de curso.
1-
GOOGLE APPS
·
1 módulo presencial de 8 horas
|
Aplicativos do Google
GOOGLE E-MAIL
GOOGLE DRIVE
DOCUMENTOS COMPARTILHADOS
PLANILHAS COMPARTILHAS
FORMULÁRIOS
CONCEITO DE CLOUD.
|
2-
NOVAS TECNOLOGIAS COMO
FERRAMENTA PEDAGOGICA
Duração 16 horas sendo:
·
2 módulos presenciais de 4 horas e 1 módulo à distância de 8 horas
|
CONCEITO: Sala de aula invertida e ensino híbrido
Criação, edição e disponibilização de vídeos
educativos na internet
Pastas compartilhadas
Ferramentas linux
Lousa digital
|
3-
TECNOLOGIA ASSISTIVA
Duração 24 horas sendo:
·
2 módulos presenciais de 8 horas e 1 módulo à distância de 8 horas
|
Recursos midiáticos para educação inclusiva.
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO DOS CURSOS
CURSO
1 -
GOOGLE
APPS:
ü Criação
prévia de email institucional para os cursistas pela equipe do NTE;
ü Conhecer
os recursos do gmail:
configurações da caixa de entrada
marcadores
contas e importações
organizar pastas
enviar e abrir email com anexos
criar grupos
hangout
ü Google
Drive:
Como arquivar e salvar seus
documentos no Google drive ;
Compartilhar documentos e
pastas;
Criar colaborativamente
documentos em formatos diferentes: textos, slides e planilhas;
Construir planilhas com acesso
restrito para visualização e edição da mesma.
Construir, compartilhar
formulários e gerenciar respostas recebidas.
PÚBLICO
ALVO:
Pessoal
administrativo da escola
SALA DE AULA INVERTIDA E ENSINO HIBRIDO:
CONCEITOS E POSSIBILIDADES
FERRAMENTAS:
YOUTUBE:
·
Criação
de vinhetas simples on line
·
Criação
de vídeos com uso de dispositivos móveis ou máquinas.
·
Edição
dos vídeos
·
Criação
de canal do youtube
·
Planejamento
didático do uso dos vídeos em sala de aula.
Discussão
de como poderemos utilizar o recurso na prática.
Elaboração
de plano de aula ou projeto utilizando o conhecimento adquirido.
https://flixpress.com - FAZER VINHETAS GRATIS
CELULAR:
utilizar redes sociais como
ferramenta didática
APLICATIVOS
LINUX
- WRITER
–
Digitação e formatação de textos
- IMPRESS
–
criação de apresentação
- INTERNET
LOUSA DIGITAL E LINUX EDUCACIONAL
·
Software
livre x Software proprietário
·
Apresentação
do Linux Educacional
· Barra Edubar (Conteúdos/ Domínio
Publico/ Tv Escola/ Portal do Professor/ Objetos Educacionais-
· Programas Instalados
(Alternativas livres equivalentes a software proprietário)
· Aplicativo da lousa digital
OBSERVAÇÃO: O objetivo maior será a
discussão e a organização do trabalho pedagógico exigido para uma maior
qualidade do ensino.
PÚBLICO
ALVO:
Especialistas e professores
LEVANTAMENTO
DE MATERIAL ON LINE:
SOFTWARES:
NTE RS http://nucleodetecnologiapf.blogspot.com.br/p/tutoriais.html
ALFABETIZAÇÃO:
http://paic.luzdosaber.seduc.ce.gov.br/luzdosaberpaic/software/ LUZ DO SABER ALFABETIZAÇÃO
http://salamultiespecialdaandrea.blogspot.com.br/2013/02/paineis-de-porta-de-ajudantes-do-dia.html
DIVERSAS
AREAS – ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
http://nucleodetecnologiapf.blogspot.com.br/p/sites-e-blogs.html lista
de sites interessantes
http://cvc.instituto-camoes.pt/jogoemlinha/cruzadas/menu.html
- cruzadinhas de diversas áreas
http://www.bussolaescolar.com.br/
site de pesquisa
http://brasilescola.uol.com.br/
site de pesquisa
biologia muito legal. 3d http://www.johnkyrk.com/index.pt.html
http://panrose.blogspot.com.br/2015/01/mandalas.html lista dentro deste site abaixo.
SEQUENCIAS
DIDÁTICAS:
AVALIAÇÕES
DIAGNÓSTICAS:
PEDAGÓGICO:
·
Terminologia e conceitos
·
Adaptações conceito e aplicabilidade;
· Recursos
midiáticos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa;
· Softwares
educativos voltados para educação inclusiva
· Acessibilidade-
conceito e aplicabilidade
· Pecs-
conceito e aplicabilidade
http://paic.luzdosaber.seduc.ce.gov.br/luzdosaberpaic/software/ LUZ DO SABER ALFABETIZAÇÃO
http://salamultiespecialdaandrea.blogspot.com.br/2013/02/paineis-de-porta-de-ajudantes-do-dia.html
- voltado
para a alfabetização e organização de ambiente
BLOG CRIADO POR PAULA, COM A
COLETÂNEA DE MATERIAL QUE SERÁ UTILIZADO
PÚBLICO
ALVO:
CURSO PARA SERVIDORES QUE TRABALHAM COMO PROFISSIONAIS DE
AEE.
INSCRIÇÕES
E ORGANIZAÇÃO DOS CURSOS:
- As
inscrições serão feitas via internet, com número de cursistas de acordo
com a quantidade de computadores existentes e funcionando dentro das salas
de informática de cada escola;
- O
horário será definido, dentro da jornada de trabalho da SRE, ou seja,
manhã ou tarde.
- Poderá
ser oferecido cursos dentro do módulo 2 aos sábados, caso o acordo seja
feito com antecedência, para liberação pela chefia imediata do memorando
de saída do servidor. (Cursos oferecidos no módulo 2 apenas
da utilização da LOUSA DIGITAL nas escolas da sede da SRE)
- Os
horários dos cursos serão definidos juntamente com a direção da escola.
- O
diretor deverá divulgar a proposta do NTE e enviar email para todos os
servidores das escolas interessados (APENAS PARA EMAILS INSTITUCIONAIS)
para que os mesmos preencham o formulário.
Para se inscrever em alguns dos cursos acima clique no link: