"Não é possível estar no mundo sem fazer história, sem por ela ser feito, sem fazer cultura, sem sonhar, sem cantar, sem pintar, sem esculpir, sem cuidar da terra, das águas, sem filosofar, sem pontos de vista sobre o mundo, sem a sombra em face do mistério, sem aprender, sem ensinar."

Paulo Freire

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Divulgado o resultados das escolas selecionadas na segunda etapa do ‘Escolas de Minas’


As seis escolas selecionadas terão suas fotos divulgadas no site da SEE e serão temas de matérias jornalísticas do Blog da Secretaria 
Cerca de 220 escolas da rede estadual de ensino participaram da segunda etapa do 'Escolas de Minas', iniciativa que valoriza a preservação da rede física e que divulga hoje os nomes das instituições que mostraram, por meio de fotos, ter seus Laboratórios de Informática em bom estado de conservação. Foram recebidas mais de duas mil fotos de 40 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) representadas por escolas de 76 municípios do estado. As fotos foram enviadas ao longo do mês de maio e uma comissão formada por representantes da Secretaria de Estado de Educação (SEE) selecionou os seis laboratórios mais bem cuidados. As fotos desses espaços vão integrar o layout do site da SEE ao longo deste mês.

As escolas selecionadas representam diferentes regiões do Estado. Na SRE de Patos de Minas, no município de Carmo do Paranaíba foi selecionada a Escola Estadual Antônio Atanásio; da cidade de São Vicente de Minas, que pertence à SRE de Barbacena, foi escolhida a Escola Estadual José Bonifácio; já em Belo Horizonte, na Metropolitana A, foi selecionada a Escola Estadual Presidente Dutra. Também ficaram entre as seis melhores instituições que demonstraram cuidar de seus Laboratórios de Informática a Escola Estadual Euzébio Cabral, no município de Governador Valadares, na SRE de Governador Valadares e a Escola Estadual Santo Antônio, no município de Itapagipe, na SRE de Uberaba. A Escola Estadual São Vicente de Paulo, no município de Curvelo, na SRE de Curvelo, também foi destaque.


Para a seleção das escolas a comissão julgadora utilizou critérios técnicos como organização do espaço, a data de construção do laboratório e da última reforma e também observou o número de alunos. Segundo a integrante da comissão, Zirlene Lemos, foram pré-selecionadas 30 escolas. Além disso, ao contrário da primeira etapa, nesta fase as instituições qualificaram mais o material enviado. “ Foi perceptível a preocupação das escolas com fotos tiradas de ângulos variados, de dentro e fora do laboratório, que ilustravam o cotidiano do uso do espaço, porém um número razoável enviou informações incompletas, faltando data da útilma reforma e/ou da construção do laboratório, o que resultou na perda de pontos neste quesito”. Zirlene destaca ainda a participação de escolas rurais e de escolas do Sistema Prisional e a participação da comunidade escolar. “ Além dos diretores e professores, em algumas escolas houve o engajamento de pais de alunos e de estudantes que foram responsáveis pelas fotografias”.
Escolas de Minas
O objetivo do ‘Escolas de Minas’ é valorizar a preservação da rede física das escolas estaduais mineiras. Periodicamente, a Assessoria de Comunicação da SEE elege um espaço escolar e solicita às escolas do Estado que enviem imagens que comprovem a conservação desse espaço. As escolas que mais se destacarem a cada edição serão tema de matérias jornalísticas produzidas pela Assessoria de Comunicação e veiculadas no Blog da SEE e também terão as fotos divulgadas no site da Secretaria. O objetivo dos textos é mostrar como as escolas garantem a boa conservação do espaço, além de destacar como utiliza o espaço para o desenvolvimento de projetos e ações. Ao final deste ano, haverá uma premiação.

VÍDEO DA SEMANA

VOCÊ NÃO PODE SER MINHA PROFESSORA!


PARA REFLETIR...
 "Você realmente acha que é possível ser um educador na era da informação e não entender e usar a internet? Continue a fingir, talvez a internet seja apenas um modismo..."

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alunas da rede estadual recebem prêmio por destaque em concurso de redação com o tema leite


Três estudantes ganharam netbooks do governador e da secretária de Estado de Educação na abertura da SuperAgro 2011 O Dia Mundial do Leite foi comemorado no dia 1º de junho, mas vai ficar na memória de três jovens do interior do Estado por muito tempo. Laís Barbosa Martins, de 10 anos; Maria das Graças Macena Azevedo, de 12 anos e Samara Ferreira Gomes, de 16 anos receberam, nesta quinta-feira, prêmios pelo bom desempenho que tiveram no concurso de redação “Leite, fonte de saúde e conhecimento”. Elas escreveram as melhores redações sobre os benefícios do leite e se destacaram entre 1800 participantes. As estudantes ganharam um netbook cada uma na abertura da SuperAgro 2011. O prêmio foi entregue pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Alves do Nascimento.

As três estudantes da rede estadual fizeram questão de destacar os motivos pelos quais foram escolhidas as melhores. 

  Maria das Graças utilizou a experiência pessoal para escrever a redação. Moradora da pequena Buenópolis, que tem 10 mil habitantes, ela escreveu sobre a experiência do produtor. “Como eu sou do campo é mais fácil ter uma noção sobre leite. Eu procurei falar das vitaminas e também sobre o fazendeiro que tira o leite, como acontece esse processo”, explica a estudante da Escola Estadual Mestra Rosinha, autora da redação “Leite, fonte de vida”.
Foto: Omar Freire/Secom

Concurso
O concurso de redação “Leite, fonte de saúde e conhecimento”, foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O concurso recebeu cerca de 1800 textos de escolas da rede estadual e premiou uma representante do 1º ao 5º anos do ensino fundamental, uma do 6º ao 9º anos do ensino fundamental e uma do ensino médio. A iniciativa foi tomada para comemorar o Dia Mundial do Leite.